Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

Encontros a partir de março de 2020, semanais, na net.

   

Um dos diversos encontros na net, na alegria do encontro, da escuta e da brincadeira em tempos de grave crise sanitária

e

Tela de autoria do grande Artista Fernando Diniz, obra de 1955, óleo sobre tela.

 

 

   

Laryssa, Karla e Artur com grandes artistas a encenar e praticar a educação como prática da liberdade.

e

Nize da Silveira, a grande psiquiatra, educadora e cientista da saúde mental brasileira, a explicar imagens do inconsciente na obra de artistas do seu atelier.

Saúde Mental e Educação Inclusiva na NET

Interessados enviar mensagem pelo

whatsapp – (51) 991317458

 

Projeto “Tecendo Redes de Cuidado e Aprendizagem: conversações”

Visa promover encontros para conversação e aprendizagem sobre temas do interesse dos participantes: medicalização, trabalho em rede entre saúde e educação, aprendizagem.

 

 

 

—–

—–

Projeto “Artes e Cenopoesia na saúde mental”.

Visa possibilitar a livre expressão da vida e suas circunstâncias por meio de múltiplos modos de agir na linguagem. A experiência se organiza com um conjunto de materialidades e modos de lidar e viver, por meio da pintura e do teatro, para dar voz à loucura, aos sofrimentos humanos, à potência da generosidade e do Amor, inventando formas de cuidar e acolher. Seguimos neste projeto a trilha da grande Mestra Nise da Silveira para quem é necessário certa dose de loucura para viver a imaginação: “Não se cura além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas.

 

Projeto “Oficinando com jogos informáticos e brincadeiras na saúde mental”

A partir da inserção de jovens e adultos em um ambiente sensível equipado para interação em rede com diferentes artefatos técnicos, estaremos, ainda, aplicando e estudando os movimentos de constituição do laço ao outro e do laço com o conhecimento empreendido pelos sujeitos atendidos pelo CAPS na própria instituição; possibilitando os movimentos de construção e interação criativa produzida através de ferramentas tecnológicas (estamos desenvolvendo uma Plataforma de Recomendação de Jogos) e relacioná-las a possíveis avanços na elaboração dos impasses que geraram suas experiências anteriores de sofrimento. Partilhamos da compreensão de Kroeff e Baum (2017, p.108) quando no “oficinar” como forma de intervenção, buscaremos colocar em primeiro plano um fazer compartilhado, que desestabiliza a relação tradicional entre saber e fazer. Nesta perspectiva, Passos (2012) apud Kroeff e Baum (2017, p.109): Na oficina, há uma conjugação entre saber-fazer e fazer-saber, pois é no encontro com a diferença do outro e das materialidades (e digitalidades) que emerge um saber advindo do fazer compartilhado. Esse fazer compartilhado contribui para que o corpo seja afetado; e se afetando se transforme e crie novas formas de ação.

Projeto “Saúde mental e Educação Inclusiva no Parque”

O Programa  amplia suas ações de promoção de cuidado e da saúde mental na comunidade.

O novo projeto terá início no próximo dia 11 de fevereiro de 2020 (terça-feira), a partir das 8h da manhã, no Parque Municipal de Mossoró. “Os encontros vão acontecer na segunda semana de cada mês de 2020, sempre nas terças-feiras, no Recanto dos Saguis (junto à Tamarineira), para conversação e práticas voltadas à promoção da saúde mental e da educação inclusiva”.

O tema proposto para o primeiro encontro é “Paulo Freire e Nise da Silveira: vida e obra em torno dos conceitos – Autonomia, Liberdade, Educação, Afeto Catalisador, Cuidado, Saúde mental”. “Os integrantes do Programa Oficinando em Rede estão ampliando suas ações na comunidade e seus estudos neste campo interdisciplinar que se dedica a pensar e a agir diante deste que é dos principais temas de nosso tempo, o cuidado com a Saúde Mental”.

—-

—-

Grandes Artistas nos trazem suas Vidas e Obras e nos permitem Aprender sobre o caminho trilhado nos seus percursos de Vida e Cura.

Como nos ensina Vitor Pordeus: Teatro como método de Cura na Saúde Mental!!

Como nos ensina Nise da Silveira: O Afeto catalisador e a Livre Expressão por meio das Artes configura o método para promoção da Saú

de Mental.

 

 

inspiradas em Humberto Maturana, Francisco Varela e Gilbert Simondon, temos um conjunto a cuidar: Os projetos e sonhos humanos, os objetos e tecnologias que criamos e nossos modos singulares de acoplamento com a (realidade), as formas de conviver, tecer redes de conversações por meio das quais criamos os mundos que habitamos.

Como aprendemos com Grandes cenopoetas, cientistas, educadores em saúde: Ray Lima, Junio Santos, Vera Dantas, Johnson Soares, Regina Lima, Jadiel Lima, Clarice Paz, Carla Paz, Cleilton Paz, Josy Dantas, Bárbara Cabral…. e tantos outros amigos e amigas …

É com muitas Linguagens que tecemos a Vida que queremos conservar no Viver!!

 

 

—–

——

E, principalmente, como nos ensinam clientes, Grandes Artistas

– Como transformamos nossas vidas?

Tecendo Redes de Conversações, no entrelaçamento de múltiplas linguagens, sustentadas por um emocionar ou outro… Assim configuramos o viver que conservamos, a cada instante. (Inspirados em Humberto Maturana)

 

 

5 de março de 2024. Visualizações: 34. Última modificação: 05/03/2024 23:53:08