Serviços
Universidade Federal Rural do Semi-Árido

1. Saúde Mental, Artes e Tecnologias.

Trabalhos desenvolvidos na interface da Saúde Mental e Artes, abrangendo também as dimensões política, ética e institucional aí implicadas, buscando potencializar e dar visibilidade às experiências em saúde mental envolvendo teatro, poesia e literatura, artes plásticas, fotografia, vídeo promovendo processos de inclusão social.

2. Educação, Saúde Mental e Sociedade.

Trabalhos na interface Educação Inclusiva e Saúde mental, abrangendo tanto a educação escolar quanto a saúde mental considerando os ambientes formais e informais em que os processos de cuidar e aprender ocorrem, envolvendo o atual debate sobre educação/formação/proteção como direito e condição de aprofundamento da democracia. Também envolve estudos críticos em relação à formação dos profissionais que trabalham em ambientes de saúde mental e de educação: propostas político-pedagógicas, relações teoria-prática, habilidades e conteúdo diretamente relacionados à Educação inclusiva e Saúde mental, ferramentas conceituais e metodológicas, etc.

3. Trabalho, Instituições e Organizações.

Estudos e experiências que discutam a relação trabalho e construção dos sujeitos e subjetividades, tomando como aspecto central os efeitos das transformações contemporâneas sobre os modos de subjetivação, as estratégias e modos de funcionamento das organizações. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pelo campo interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais que se desafiam a uma construção no encontro com as áreas que se dedicam à invenção técnica.

4. Políticas Públicas e Democracia.

Trabalhos que inscrevem a experiência da pesquisa interdisciplinar como dispositivo de luta pela garantia dos direitos de cidadania, que fortaleçam os processos de democratização da sociedade brasileira e reflexões sobre os principais desafios da atualidade. Acolhe trabalhos sobre formulação, implementação, análise e controle social de políticas públicas e estudos e intervenções direcionados a diferentes práticas comunitárias, organizativas e grupos/movimentos sociais formais ou informais.