Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

    VIIIª JORNADA DE ESTUDOS DO PROGRAMA OFICINANDO EM REDE   

 

PROGRAMAÇÃO

30/10/2019 – 08h – Sessão de abertura com autoridades

Local: Expocenter

Reitor da UFERSA — Prof. Dr. José de Arimatea de Matos

Pró Reitor de Extensão e Cultura da UFERSA — Prof. Dr. Rodrigo Sérgio

Demais Representantes: Departamentos da UFERSA envolvidos, Secretaria de Educação de Mossoró, Secretaria de Saúde de Assú, Secretaria de Saúde de Icapuí, Centros de Atenção Psicossocial CAPS de Mossoró, CAPS de Assú, CAPS de Icapuí (a confirmar presença)

Coordenadoras do encontro: Maria Aridenise Macena Fontenelle e Karla Rosane do Amaral Demoly

1. PRÁTICA DE CUIDADOS NA SAÚDE MENTAL: O CORREDOR DE CUIDADOS.

 30/10/2019 – 08h30min

O Corredor de Cuidados é uma vivência trabalhada na Educação Popular  em Saúde há muitos anos. Os responsáveis Vera Dantas e equipe pedirão para todos e todas formarem duas filas, um/a em frente ao/à outro/a.Um chocalho cheio de sons e energias animam os participantes e membros da equipe com suas mãos, perfumes  de plantas medicinais preparam espiritualmente cada uma, cada um, fazendo pequenas massagens. Depois, um a um, uma a uma, adentra-se e passa-se no corredor humano, olhos fechados, bem devagar. Os que estão no corredor fazem gestos de afeto, oferecem ao que caminha o melhor de si: gestos, toques e palavras amorosas de cuidado vão compondo o ambiente sensível dos cuidados na saúde mental. Ao final, quem já passou pelo Corredor abraça quem vem chegando. Depois, em uma roda de conversa, os participantes poderão narrar como se sentiram e, assim, favorecem à equipe e a todos novas aprendizagens.

Responsáveis: Vitor Pordeus, Vera Dantas, Regina Lima, Ray Lima, Josy Dantas, Jadiel Lima, Johnson Soares, com apoio da equipe do programa.

30/10/2019 – 10h30min

2. TECITURAS EM REDE: ASSOCIANDO AS PALAVRAS AOS GESTOS

 Grupo de Discussão / Conversar (Dar voltas com os outros, dar-se conta – juntos – de um fazer e de um emocionar Humberto Maturana)

Palavras que nos ajudam a seguir (escritas em cartaz): afeto, cuidado, saúde mentalbons encontros, alegria.

Conversação em pequenos grupos e tempo para pensar e propor a livre  expressão de ideias e emoções, contando com modos diferentes de linguajar: poesia, dança, pequenas cenas, escritas.

Responsáveis: Karla Demoly, Aridenise Fontenelle, Cristhiane Fernandes e Equipe do programa Oficinando em Rede.

Apoio de: Vitor Pordeus, Vera Dantas, Regina Lima, Ray Lima, Josy Dantas, Jadiel Lima, Johnson Soares.

3. PALESTRA, SEGUIDA DE CONVERSAÇÃO.

Palestra: 30/10/2019 – 13h30min

Auditório Amâncio Ramalho – UFERSA

Tema Geral: O sofrimento psíquico, seria ele ligado à cultura? Palestrante: Vitor Pordeus

Médico, ator, psiquiatra cultural e pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pesquisador colaborador do Laboratório de Imunobiologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte desde 2003. Wilhelm Agricola Research Fellow, Federico Foundation, Zurich, associado ao Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Hashomer, Tel Aviv University, Israel. Pesquisador colaborador do Department of  Immunology,  Weizmann Institute of Science, Rehovot desde 2006, Israel. Cultural Psychiatry Associate Professor · De 2 de maio de 2015 até o momento· Montreal, McGill University.

O trabalho será apoiado por músicas e ações cenopoéticas que envolvem teatro e dança ao término da palestra.

4. CUIDAR DO OUTRO É CUIDAR DE MIM E CUIDAR DE MIM É CUIDAR DO MUNDO. (Ray Lima)

Práticas de Cuidado – Ciranda

30/10/2019 – 16h30min

Trabalho inspirado em trecho extraído do documento:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. De sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz: roteiros para refletir brincando: outras razões possíveis  na produção de conhecimento e saúde sob a ótica da educação popular. 2013.

Responsáveis: Grupo Oficinando em Rede. Orientação: Ray Lima e Clarice Paz.

Apoio de: Vitor Pordeus, Vera Dantas, Regina Lima, Ray Lima, Josy Dantas, Jadiel Lima, Johnson Soares. 

5. IIª FEIRA DO SOMA SEMPRE

31/10/2019 – 9h

 Local: Escola de Artes de Mossoró

Ray Lima, educador popular em saúde, ator e colaborador nesta jornada, assim descreve a Feira do Soma Sempre:

Quem vai à Feira do Soma Sempre deve ter em mente que na vida (sistema livre, fluido em rede-roda aberta) nada se perde, onde ninguém prospera sozinho “parado esperando a morte chegar.” Ali ou aqui ninguém espera, conquanto tudo se espera  do encontro com o outro. Cada um age e interage o tempo todo no sentido de construir novas possibilidades de ser e agir (com outros), em busca de novo ser e ser de novo enriquecido, recriado, seja em sua organização, no trabalho, na escola; seja na praia, na igreja, no estádio, na praça, no campo ou na cidade.

Quando uma prática vira experiência e, por sua vez, esta se transforma em conhecimento, em saber, significa que mais do que atores nos tornamos também autores do processo da vida e da história humana que expande para além de nós no tempo-espaço das relações que nos metemos. Por isso, acreditando que todos  somos portadores de experiência e saber, do mesmo modo temos algo a oferecer ea receber do mundo, de outrem.

Sendo assim, ninguém é pobre o bastante para nada ofertar, como ninguém é rico suficientemente para abnegar. Em outras palavras, ninguém absolutamente se basta a si mesmo que independa do convívio ou da interação com o(s) outro(s). A autossuficiência, a penúria, a indiferença e a indisposição não cabem como produto ou valor de escambo na Feira do Soma Sempre e produção do comum. Aqui e lá sempre há o que se apreender, o que dar e receber.

E o receptivo para abrigar tantas práticas, experiências e saberes novos advindos da interação e do compartilhamento com o outro é a nossa estrutura mental e física  fluida e livremente distribuída associada à curiosidade como ao desejo de aprofundar nossa humanidade e expandi-la. Aliás, a humanidade já se encontra em nosso meio, basta que a ativemos em nós.

A Feira do Soma Sempre não seria o lugar de produção de estratégias, modos de pensar e agir para lidar ou encarar o advento do buraco negro de um sistema que tudo sabe, tudo pode, tudo controla, tudo possui, acumula, deforma, absorve e devora?

A feira se organiza como movimento em que as comunidades compartilham saberes e experi^encias e se percebem escutadas a discutir o que estao a aprender nesta busca de promoçao da vida no viver com saude mental.

Responsáveis: Vera Dantas, Ray Lima, Vitor Pordeus, Regina Lima, Jadiel Lima, Johnson Soares e Apoio Equipe Oficinando em Rede, Clarice Paz e Equipe Residência Multiprofissional em Saúde.

 

6. IIª EXPOSIÇÃO IMAGENS DO INCONSCIENTE DO PROGRAMA OFICINANDO EM REDE

Local: Mostra Cultural – Biblioteca Pública Municipal de Mossoró

31/10/2019 – 13h30min

Responsáveis: Doutores da Pintura de Mossoró e Equipe Oficinando em Rede

A segunda mostra do Programa Oficinando em Rede será organizada na VIIIª Jornada, contando com um conjunto de obras de arte realizadas no primeiro  semestre de 2019 por usuários em atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial de Mossoro, onde realizamos as atividades. Assim, procuramos tornar visiveis os resultados do trabalho em andamento e os processos de ressocialização e cura dos usuarios artistas participantes.

A origem  do  Museu de Imagens   do Inconsciente de Mossoró remonta o trabalho e a história de nossa grande doutora Nise da Silveira. Contra os tratamentos invasivos e violentos vigentes na década de 1940, a psiquiatra dá inicio a um conjunto de práticas com artes e também possibilitando o convivio de clientes com animais, em especial, o cachorro e o gato. Os resultados do trabalho através das artes, especialmente a pintura, transforma clientes em grandes artistas e favorece a experiência de promoção da saude mental.

31/10/2019 – 15h

7. CENOPOESIA: A ARTE EM TODO O SER

Local: Biblioteca Municipal de Mossoró e Praça Redenção

Responsáveis: Josy Dantas

com apoio de Vera Dantas, Ray Lima, Vitor Pordeus, Regina Lima, Jadiel Lima, Johnson Soares e Apoio Equipe Oficinando em Rede, Clarice Paz e Equipe Residência Multiprofissional em Saúde.

 

8. MINICURSOS

31/10/2019 – 19h

8.1 Minicurso: Brincar e jogar promovendo saúde mental.

Sala 21 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Responsáveis: Rafael Almeida e Jordanya Henriques.

Os ministrantes do curso participaram da experiência de oficinas com jogos informáticos nos Centros de Atenção Psicossocial e Rafael Almeida, orientado pelo professor Milton Mendes desenvolveu um jogo direcionado ao percurso de crianças e jovens com autismo.

Os participantes serão convidados a jogar e, após a experiência, a debater sobre os efeitos possíveis do jogo na promoção da saúde mental.

8.2 Minicurso:  Práticas de Cuidado na Saúde Mental e na Educação Inclusiva.

Sala 23 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

31/10/2019 – 19h

Responsáveis: Cristhiane Fernandes, Karla Demoly e equipe do Programa Oficinando em Rede.

A equipe do Programa Oficinando em Rede desenvolverá um conjunto de práticas de cuidado que vimos promovendo em ambientes sensíveis à promoção da saúde mental e/ou da educação inclusiva. A cenopoesia integra o trabalho continuado do programa de modo a favorecer  o entendimento sobre como podemos promover processos de cura do sofrimento psíquico e da aprendizagem nos contextos da educação e da saúde. Jogos Teatrais e Pintura farão parte da experiência do curso e, ainda, a discussão de conceitos centrais, como: afeto catalizador, bons encontros, tecitura de redes e cenopoesia na saúde mental e na educação inclusiva.

9. OFICINAR – OFICINAS QUE ACONTECEM NAS PRÁTICAS EM ANDAMENTO

 Salas de Aula da UFERSA

01/11/2019 – 07h30min

  1. Oficina de Bonecas, com Regina Lima. Sala 21 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  2. Oficina de Plataforma de recomendação de jogos na saúde mental, com Rafael Almeida e Jordanya Henrique, Jorge Allende. Sala 23 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  3. Oficina de Teatro e Dança na Saúde Mental: vivências poéticas, com Diego Januário dos Santos (UFAL) e Karla Demoly, Rafael Wolney, Kaddja Nunes, Geomar Júnior. Sala 04 do Bloco de Aulas 7, em frente ao Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  4. Oficina de Pintura e Saúde Mental, com Aridenise Fontenele, Camila Fernandes, Artur Vinícius.  Sala 05 do Bloco de Aulas 7, em frente ao Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Apoio de:

Vera Dantas, Regina Lima, Ray Lima, Josy Dantas, Jadiel Lima, Johnson Soares. 

10. RODAS DE CONVERSA: A experiência da pesquisa com as comunidades

01/11/2019 – 10h45 min

Salas de Aula da UFERSA

Rodas de Conversa: A experiência da pesquisa com as comunidades Apresentação dos trabalhos aprovados pela comissão científica que apoia a realização da jornada, segundo os eixos temáticos:

  1. As Artes e a Cenopoesia na Saúde Mental Sala 21 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  2. As tecnologias informáticas na saúde Sala 23 do Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  3. Redes de Afetos e Amorosidade como método na saúde Sala 04 do Bloco de Aulas 7, em frente ao Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  4. Educação Inclusiva e Promoção da Saúde Sala 05 do Bloco de Aulas 7, em frente ao Prédio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Responsáveis: Equipe Oficinando em Rede 

11. SISTEMATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO – OBSERVAR O PRÓPRIO FAZER, LINGUAJANDO.

Auditório Amâncio Ramalho

01/11/2019 – 13h30min

Sistematização e Avaliação Observar o próprio fazer, linguajando. Autonarrativas dos grupos e registros do que aprendemos, com indicação de pistas para seguir adiante.

Leitura do texto de sistematização final a ser enviado a todos os participantes após o evento.

Responsáveis: Vera Dantas

com o apoio de Maria Aridenise Macena Fontenelle, João Mário Pessoa Júnior e Karla Rosane do Amaral Demoly. Conversação com todos os participantes.

12. CIRANDAR NA ALEGRIA DO ENCONTRO

01/11/2019 – 16h

As      cirandas      integram      o       fazer       cenopoético       que       será  construido com os homens, as mulheres participantes da jornada. É o caminho que vem sendo trilhado – aprendido e construído – pela voz e pelos atos dos que fazem a educação popular em saúde, especialmente os cirandeiros das Cirandas da Vida que são orientados pelos responsáveis colaboradores. Escritas e poesias cantadas e dançadas fortalecem o exercício da alteridade, de olhar e sentir o outro. De ser pelo outro, com o outro. As Cirandas da Vida configuram-se como ação estratégica e promotora da saúde mental coletiva.

Responsáveis: Vera Dantas, Regina Lima, Ray Lima, Josy Dantas, Jadiel Lima, Johnson Soares, com apoio da equipe do programa.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. De sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz: roteiros para refletir brincando: outras razões possíveis na produção de conhecimento e saúde sob a ótica da educação popular. 2013.

DANTAS, V. L. A. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas Cirandas da Vida em Fortaleza. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2010.

DEMOLY, K. R. A; FONTENELLE, M. A. M; CHAGAS, M. F. L. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017.

ESPINOSA, B. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ESPINOSA, B. Tratado da Correção do Intelecto: Pensamentos Metafísicos. In: Coleção: Os Pensadores. 2a ed. São Paulo: Abril Cutural, 1979.

ESPINOSA, B. Tratado Teológico Político. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREIRE P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.

LIMA, R. Cenopoesia do Brasil. Disponível em:

<http://wwwcenopoesiadobrasil.blogspot.com/2012/06/musica-de-ray-lima-e-johnson-soares. html>. Acesso em 04 mar. 2019.

MATURANA, H. R; PÖRKSEN B. Del ser al hacer: las origenes de la biologia del conocer Santiago do Chile: J C Sáez Editor, 2004.

MATURANA, H. R. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

PORDEUS, V. et al. Teatro como método de cuidado em saúde mental: experiência do teatro de Dyonises. 2016.

Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh9/SH/trabalhos%20posteres%20completos/TEATRO-COMO.pdf> Acesso em 08 jan. 2019.

SHAKESPEARE, G. Hamlet Tragédia. Madri: Oficina de Villalpando, 1798. Disponível em:

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000123.pdf>. Acesso em 10 jan. 2019. SILVEIRA, N. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro, Alhambra, 1981.

SILVEIRA, N. O mundo das imagens. São Paulo: Editora Ática, 2ª ed. 2001.

SILVEIRA, N. Os inumeráveis estados do ser. Catálogo de Exposição 40 anos de experiência em terapêutica ocupacional. Rio de Janeiro, 1986.

SILVEIRA, N. Terapêutica ocupacional. Teoria e prática. Rio de Janeiro: Casa das Palmeiras, 1979.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, [1958] 1989a. SIMONDON, G. L’Individuation psychique et collective, Paris: Aubier, 1989b.

VARELA, F. El fenómeno de la vida. Santiago: Dólmen, 2000.

VIANNA, L. D. G. Paradoxos de uma ciência à deriva: o Hotel da Loucura e alguns modos de perder-se em uma pesquisa / Luciano von der Goltz Vianna; orientador, Alberto Groisman, 2018.

 

OS COLABORADORES:

Vera Dantas

é graduada em Medicina e especializada em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e doutora em Educação Pela Universidade Federal do Ceará. É educadora popular e esteve como colaboradora na criação do II Caderno de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde.

Vitor Pordeus

é médico, ator, psiquiatra cultural e pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador colaborador do Laboratório de Imunobiologia, UFMG; Wilhelm Agricola Research Fellow, Federico Foundation, Zurich; associado ao Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Hashomer, Tel Aviv University, Israel. Fundador e Coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria  Municipal  de  Saúde  do Rio de Janeiro; Co-fundador da Universidade Popular de Arte e Ciência; Co-fundador do Teatro de DioNises (2011) e Hotel – Spa da Loucura no Instituto Municipal de Saúde Mental Nise da Silveira, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

Ray Lima

é artista e educador popular. Com vários livros publicados, cursou letras na Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, teatro na Escola Martins Penna e especializou-se em gestão de sistemas e serviços de saúde pela Universidade de Campinas-UNICAMP. Atuando desde muito tempo no campo da cultura e da educação popular a partir do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, da Escola Zumbi e do Programa Zumbi de Desenvolvimentodas Aprendizagens, da ANEPS, Cirandas da Vida, Espaço Ekobé, Caravana de Educação Popular em saúde. Corpo Meu Minha Morada, Universidade Popular de Arte e Ciência-UPAC, EDPOPSUS, Universo de Aprendizagens Vila de Poetas Mundo, entre outros.

Criador da Cenopoesia, hoje se reconhece como cenopoeta, vive e atua a partir da Cenopoesia e do Movimento Escambo Popular Livre de Rua.

Regina Lima

é Artista, especializada em Educação Popular em Saúde, com formação em Reiki, Massagem. Regina dedica-se no fazer das artes e na configuração de práticas que promovem a atenção e o cuidado com a sabedoria e o conhecimento presente na experiência das pessoas nas comunidades.

Johnson Soares

é compositor e artista, dedicado na criação de músicas que apoiam atividades de promoção da saúde e práticas de educação popular em saúde mental.

Jadiel Lima

Natural de Icapuí-CE, a criação de Jadiel Lima foi entre a beira de praia e as rodas de arte popular de rua, acompanhando as atividades culturais do município, onde também esteve sempre muito atuante o Movimento Escambo Livre de Rua. Participa do grupo cenopoético Pintou Melodia na Poesia, desenvolvendo, junto a Ray Lima, Johnson Soares e Jair Soares, intervenções, espetáculos e vivências de diálogos em diversos ambientes. Como jornalista, vem atuando no apoio a projetos dentro da Educação Popular em Saúde. No campo dos quadrinhos, textos e ilustrações, expõe trabalhos no Facebook (fb.com/jadielilustra), no Instagram (@jadielilustra) e público no blog amarebicho.wordpress.com. emaildojadiel@gmail.com

Josy Dantas

É docente no IFRN Currais Novos. Artista, Educadora Popular e Cenopoeta. Mestre em Educação na Linha de pesquisa em Educação Popular pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFPB (2015).  Tem relevante participação em movimentos sociais, destacando-se o Movimento Popular Escambo Livre de Rua, ativista desde 1991 e a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – ANEPS, desde 2003. Como artista, atua desde 1991 como atriz, especialmente no teatro de rua e como cenopoeta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e Gestão de Sistemas de Ensino atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão escolar, orientação escolar, metodologias e estratégias de ensino,cultura, arte, Direitos Humanos, currículo, escola, educação popular e cenopoesia.

Diego Januário dos Santos

É graduado em Dança – Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Mestrando em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – PPGE/UFAL, onde estuda Encontros entre a Dança e a Saúde Mental na Pedagogia/UFAL,Orientado pela colaboradora do Programa Oficinando em Rede, Drª Deise Juliana Francisco. Atualmente é professor de Dança/Arte – Colégio Santa Amélia, professor de ballet clássico – Jeane Rocha Academia de Dança e bailarino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Saúde Mental e Dança.

Observação: Alguns nomes são artísticos, outros estão abreviados no site e indicados conforme os cientistas/educadores são conhecidos no campo dos cuidados na saúde mental.

Esclarecemos a seguir:

 – JADIEL FÉLIX DE LIMA – Jadiel Lima

– JOÃO SOARES DA SILVA FILHO – Johnson Soares

– MARIA JOSEVÂNIA DANTAS – Josy Dantas

– RAIMUNDO FÉLIX DE LIMA – Ray Lima

– ANTÔNIA REGINA DE LIMA – Regina Lima

– VERA LÚCIA DE AZEVEDO DANTAS – Vera Dantas

– VITOR ALEXANDRE PORDEUS DA SILVA – Vitor Pordeus

 

15 de junho de 2019. Visualizações: 3123. Última modificação: 18/10/2019 22:11:30