Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

   IXª JORNADA DE ESTUDOS DO PROGRAMA OFICINANDO EM REDE   

PROGRAMAÇÃO

11/11/2021 – 9h

 Local: Canal Youtube do Oficinando em Rede – Link

A EXPERIÊNCIA DO CUIDAR E DO APRENDER NO OFICINANDO EM REDE DE MOSSORÓ: percurso e reflexões

Neste momento inicial do nosso encontro convidaremos os participantes a interagirem com imagens e autonarrativas do percurso de clientes artistas participantes – filme.

Seguimos com conversações. Será um momento dedicado à reflexão em torno do fazer que emerge nas imagens e narrativas do percurso..

Karla Demoly convida:

Ray Lima

é artista e educador popular. Com vários livros publicados, cursou letras na Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, teatro na Escola Martins Penna e especializou-se em gestão de sistemas e serviços de saúde pela Universidade de Campinas-UNICAMP. Atuando desde muito tempo no campo da cultura e da educação popular a partir do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, da Escola Zumbi e do Programa Zumbi de Desenvolvimentodas Aprendizagens, da ANEPS, Cirandas da Vida, Espaço Ekobé, Caravana de Educação Popular em saúde. Corpo Meu Minha Morada, Universidade Popular de Arte e Ciência-UPAC, EDPOPSUS, Universo de Aprendizagens Vila de Poetas Mundo, entre outros.

Criador da Cenopoesia, hoje se reconhece como cenopoeta, vive e atua a partir da Cenopoesia e do Movimento Escambo Popular Livre de Rua.

Vera Dantas

é graduada em Medicina e especializada em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e doutora em Educação Pela Universidade Federal do Ceará. É educadora popular e esteve como colaboradora na criação do II Caderno de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde.

Vitor Pordeus

Médico, ator, psiquiatra cultural e pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pesquisador colaborador do Laboratório de Imunobiologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte desde 2003. Wilhelm Agricola Research Fellow, Federico Foundation, Zurich, associado ao Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Hashomer, Tel Aviv University, Israel. Pesquisador colaborador do Department of Immunology, Weizmann Institute of Science, Rehovot desde 2006, Israel. Formado em Teatro pelo Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania (2007). Fundador e Coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2009-2017). Co-fundador da Universidade Popular de Arte e Ciência www.upac.com.br (2010). Co-fundador do Teatro de DioNises (2011) e Hotel – Spa da Loucura (2012) no Instituto Municipal de Saúde Mental Nise da Silveira, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Palestrante convidado no Advanced Seminar on Aesthetics and Psychiatry, no St. Catherine’s College, Oxford University, Oxford,Reino Unido (2014) Autor de artigos científicos internacionais, capítulos de livro, artigos de revistas, livros, peças de teatro, filmes e poesias. Carioca, vive e trabalha no Rio de Janeiro.

com apoio do Coletivo Oficinando em Rede

 

11/11/2021 – 14h

APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E TRABALHOS APROVADOS EM TORNO DOS EIXOS TEMÁTICOS

1. Brincar, Linguagens e tecnologias na Educação e/ou na Saúde Mental

2. Artes na promoção da aprendizagem e do Cuidado na Saúde Mental e/ou na Educação

3. Estudos Inter/transdisciplinares em Educação e/ou Saúde mental

Local: Salas do Meet divulgadas para participantes inscritos (posteriormente as rodas de conversa estarão no Canal do YouTube Oficinando em Rede)

 

11/11/2021 – 19h

A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA NA E COM AS COMUNIDADES

Roda de conversa com Colaboradores/as

Maria de Fátima de Lima das Chagas

O “Entre Nós na Rede”: reflexões sobre educação e tecnologias

Estudiosa do tema da formação de professores e suas tecnologias, com atenção para processos de atenção a si e ao outro no percurso do conhecer. Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela UFERSA e
Doutora em Educação pelas Universidades – UNISC e UMINHO. Integrante do Coletivo Oficinando em Rede desde sua gênese.

Laryssa Dayanna Costa Ferreira

O envelhecer e a Longevidade com Saúde Mental

Enfermeira, Mestra em Cognição, Tecnologias e Instituições – UFERSA, estudiosa dos temas do envelher e longevidade com saúde mental. Integrante do Coletivo Oficinando em Rede a partir de 2018.

Cibelle dos Santos Carlos Amorim

Gestão Universitária e Saúde Mental

Técnica administrativa em Educação na UFERSA. Engenheira de Produção. Mestra em Cognição, Tecnologias e Instituições – UFERSA. Estudiosa do tema Gestão e Saúde Mental na Educação Superior.

Coordenação: Karla Rosane do Amaral Demoly

Local: Canal YouTube do Oficinando em Rede

 

12/11/2021 – 09h

VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DO CUIDADO

Responsáveis: Coletivo Oficinando em Rede

Salas do Meet divulgadas para participantes inscritos (posteriormente estará no Canal do YouTube Oficinando em Rede)

 

12/11/2021 – 14h

APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E TRABALHOS APROVADOS EM TORNO DOS EIXOS TEMÁTICOS

1. Brincar, Linguagens e tecnologias na Educação e/ou na Saúde Mental

2. Artes na promoção da aprendizagem e do Cuidado na Saúde Mental e/ou na Educação

3. Estudos Inter/transdisciplinares em Educação e/ou Saúde mental

Local: Salas do Meet divulgadas para participantes inscritos (posteriormente as rodas de conversa estarão no Canal do YouTube Oficinando em Rede)

 

12/11/2021 – 19h

Confraternização, Reflexões sobre o encontro e Vivência do Cuidado com as/os participantes.

Responsáveis: Coletivo Oficinando em Rede

 

 

—————

 

MOSTRA DE IMAGENS DO PERCURSO DO OFICINANDO EM REDE

Local da Exposição Virtual, Site do Programa, link a ser divulgado

Responsáveis: Karla Demoly e Coletivo Oficinando em Rede

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. De sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz: roteiros para refletir brincando: outras razões possíveis na produção de conhecimento e saúde sob a ótica da educação popular. 2013.

DANTAS, V. L. A. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas Cirandas da Vida em Fortaleza. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2010.

DEMOLY, K. R. A; FONTENELLE, M. A. M; CHAGAS, M. F. L. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017.

ESPINOSA, B. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ESPINOSA, B. Tratado da Correção do Intelecto: Pensamentos Metafísicos. In: Coleção: Os Pensadores. 2a ed. São Paulo: Abril Cutural, 1979.

ESPINOSA, B. Tratado Teológico Político. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREIRE P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.

LIMA, R. Cenopoesia do Brasil. Disponível em:

<http://wwwcenopoesiadobrasil.blogspot.com/2012/06/musica-de-ray-lima-e-johnson-soares. html>. Acesso em 04 mar. 2019.

MATURANA, H. R; PÖRKSEN B. Del ser al hacer: las origenes de la biologia del conocer Santiago do Chile: J C Sáez Editor, 2004.

MATURANA, H. R. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

PORDEUS, V. et al. Teatro como método de cuidado em saúde mental: experiência do teatro de Dyonises. 2016.

Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh9/SH/trabalhos%20posteres%20completos/TEATRO-COMO.pdf> Acesso em 08 jan. 2019.

SHAKESPEARE, G. Hamlet Tragédia. Madri: Oficina de Villalpando, 1798. Disponível em:

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000123.pdf>. Acesso em 10 jan. 2019. SILVEIRA, N. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro, Alhambra, 1981.

SILVEIRA, N. O mundo das imagens. São Paulo: Editora Ática, 2ª ed. 2001.

SILVEIRA, N. Os inumeráveis estados do ser. Catálogo de Exposição 40 anos de experiência em terapêutica ocupacional. Rio de Janeiro, 1986.

SILVEIRA, N. Terapêutica ocupacional. Teoria e prática. Rio de Janeiro: Casa das Palmeiras, 1979.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, [1958] 1989a. SIMONDON, G. L’Individuation psychique et collective, Paris: Aubier, 1989b.

VARELA, F. El fenómeno de la vida. Santiago: Dólmen, 2000.

VIANNA, L. D. G. Paradoxos de uma ciência à deriva: o Hotel da Loucura e alguns modos de perder-se em uma pesquisa / Luciano von der Goltz Vianna; orientador, Alberto Groisman, 2018.

 

 

18 de agosto de 2021. Visualizações: 1163. Última modificação: 25/10/2021 14:35:11