Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

VIII JORNADA DE ESTUDOS DO PROGRAMA

OFICINANDO EM REDES

TEMÁTICA: Artes, Cenopoesia e Tecnologias na promoção da saúde mental

 

As Jornadas de Estudo do Programa Oficinando em Rede acontecem anualmente e integram ações do Programa de Extensão Oficinando em Rede da UFERSA em Mossoró e cidades circuvizinhas.

Nosso “Bom Encontro” (Espinosa) no ano de 2019 terá como temática geral: “Artes, Cenopoesia e Tecnologias na promoção da saúde mentale tem como propósito promover um encontro e conjunto de ações e reflexões sobre modos de promoção da saúde mental.

As Jornadas de Estudo estão integradas ao trabalho miúdo, imenso e continuado  que fazemos juntos com artistas, amigas, amigos, crianças atendidos por Centros de Atenção Psicossocial e que acolhem a experiência de fazermos juntos nossas Artes, Vidas e Brincadeiras de modo a cuidar de nossa saúde mental, ao mesmo tempo que cuidamos dos mundos que vivemos.

O Oficinando em Rede acontece desde o ano de 2012, e vai ampliando o debate e a construção de práticas que aliviam o sofrimento humano, promovem a alegria, o cuidado e a aprendizagem nos diferentes espaços de nossa sociedade: CAPS, universidade, praças, museus, escolas, na vida cotidiana.

O método que empregamos em sua realização envolve uma experiência em que – fazemos com os sujeitos – um conjunto de práticas cenopoéticas, com artes e tecnologias construídas com as comunidades.

Portanto, a metodologia é em primeira pessoa, conforme Varela (2000), de modo que o evento   se constitui como experiência que potencializa a contínua reconstrução  dos modos  de viver e conviver.

Os resultados dos estudos e ações implementados ao longo do ano de 2019 por coletivos de diferentes estados: profissionais,  pesquisadores,  artistas e usuários na saúde mental e na educação serão apresentados e discutidos, configurando o evento como nacional. Como resultados finais, esperamos ampliar e fortalecer práticas e redes de ações em extensão no campo da saúde mental, socializar experiências e desencadear novas ações conjuntas entre os coletivos de artistas, pesquisadores e profissionais das comunidades e universidades em nosso país.

Palavras-chave: Afeto catalisador. Saúde Mental. Artes. Cultura. Tecnologias. Comunidade.

14 de junho de 2019. Visualizações: 2946. Última modificação: 14/06/2019 10:05:44