Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

Linguagens, Tecnologias e Artes.

Trata das contribuições que envolvem as políticas cognitivas e produções sociotécnicas em contextos midiáticos, os processos cognitivos e de subjetivação contemporâneos e as diversas formas de intervenção audiovisual, a arte e as tecnologias na experiência dos sujeitos na sociedade.

Saúde Mental e Tecnologias.

Trabalhos desenvolvidos na interface da Saúde Mental e Tecnologias, abrangendo também as dimensões política, ética e institucional aí implicadas, buscando potencializar e dar visibilidade às experiências de inclusão social dos sujeitos.

Políticas Públicas, Democracia e Movimentos Sociais.

Trabalhos que inscrevem a experiência da pesquisa interdisciplinar como dispositivo de luta pela garantia dos direitos de cidadania, que fortaleçam os processos de democratização da sociedade brasileira e reflexões sobre os principais desafios da atualidade. Acolhe trabalhos sobre formulação, implementação, análise e controle social de políticas públicas e estudos e intervenções direcionados a diferentes práticas comunitárias, organizativas e grupos/movimentos sociais formais ou informais, experiências de interação em espaços urbanos, bem como junto a povos indígenas, povos das florestas, quilombolas, pescadores e camponeses.

Trabalho e Instituições.

Estudos e experiências que discutam a relação trabalho e construção dos sujeitos e subjetividades, tomando como aspecto central os efeitos das transformações contemporâneas sobre os modos de subjetivação, as estratégias e modos de funcionamento das organizações. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pelo campo interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais que se desafiam a uma construção no encontro com as áreas que se dedicam à invenção técnica.

Ética, Violências e Direitos Humanos.

Trabalhos que focalizem a convivência entre pessoas na sociedade sob o prisma da ética como estética do respeito à legitimidade da presença do outro com suas diferenças. Estudos e/ou experiências que problematizem as formas de violência material e simbólica, os movimentos relacionados aos temas da ética, violência e/ou direitos humanos.

Educação, Saúde Mental e Formação Profissional.

Contribuições da pesquisa interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais que interagem com a dimensão técnica e focalizem os processos de Formação, abrangendo tanto a educação e a saúde mental nos ambientes escolares, de atendimento em saúde mental e acadêmicos, como a educação e a intervenção em saúde mental em espaços não formais.

9 de junho de 2016. Visualizações: 1163. Última modificação: 07/10/2016 15:33:01