Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Oficinando em Rede

———

Leituras e Reflexões necessárias no momento presente

 

DEMOLY, Karla. Por transformações em torno da conservação do viver. Disponível em: <Link>. Acesso em 30 mar. 2020.

DEMOLY, Karla. A reflexão necessária sobre o encontro da educação com a saúde mental. Disponível em: <Link>. Escrito em 28 set. 2021.

 

 

 

 

——–

Link – Fotos do Trabalho em andamento – 2020

 

——–

VÍDEOS

Formação com Vitor Pordeus e Ray Lima – Link

21/11, às 8h da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA. Se a saúde é mental – o que gera adoecimento e o que produz saúde na sociedade brasileira atual?  Prof. Dr. Vitor Pordeus, da Universidade Popular de Arte e Ciência-UPAC-RJ/ Teatro Clínica Therezinha Moraes – Cultural Psychiatry Associate/McGill University.

Oficinando em Rede – Percursos e Convite VIIIª Jornada = Link

VII Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede – Link

VII Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede – Link

IV Jornada de Estudos Oficinando em Rede – Link

III Jornada de Estudos Oficinando em Rede – Link

——-

LIVROS publicados/capítulos

LIVRO 1 Rede_de_Oficinandos-800x400

LIVRO3      LIVRO2

FREITAS, Cristhiane Marques de; DEMOLY, Karla Rosane do Amaral, FREITAS, Cláudia Rodrigues. Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional. In: Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 32,2020).

DEMOLY, K. R. A.; FONTENELLE, M. A. M.; CHAGAS, M. F. L. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017. – 352 p. – ISBN : 978-85-419-0244-1. Disponível em: Link

DEMOLY, K. R. A.; FREITAS, C. R. (Org.) Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2016. v. 1.

Disponível em: https://edufersa.ufersa.edu.br/rede-de-oficinandos-na-saude-e-na-educacao/

FRANCISCO, D. J. (Org.) ; GORCZEVSKI, D. (Org.) ; DEMOLY, K. R. A. (Org.) . Pesquisa em perspectiva: percursos metodológicos na invenção da vida e do conhecimento. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2014. v. 1. 398p .

DEMOLY, K. R. A.; CHAGAS, M. F. L.; GONCALVES, K. V. . Escritas, Linguagens, Tecnologias: perspectivas inclusivas na experiência de professores e de estudantes. In: Karla Rosane do Amaral Demoly; Cláudia Rodrigues de Freitas. (Org.). Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência. 1ed.Mossoró: EDUFERSA, 2016.

Disponível emhttps://edufersa.ufersa.edu.br/rede-de-oficinandos-na-saude-e-na-educacao/

MONTE, W. S. ; DEMOLY, K. R. A. ; MENDES NETO, F. M. ; MARASCHIN, C. . Oficinando com jovens em ambiente de saúde mental: a atenção como processo e aprendizagem. In: Karla Rosane do Amaral Demoly; Cláudia Rodrigues de Freitas. (Org.). Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência. 1ed.Mossoró: EDUFERSA, 2016.

Disponível emhttps://edufersa.ufersa.edu.br/rede-de-oficinandos-na-saude-e-na-educacao/

DEMOLY, K. R. A.; CHAGAS, M. F. L.; GONCALVES, K. V. . O percurso comentado como proposição metodológica na pesquisa em educação e em saúde mental. In: Deise Juliana Francisco; Deisimer Gorczevski; Karla Rosane do Amaral Demoly. (Org.). Pesquisa em perspectiva: percursos metodológicos na invenção da vida e do conhecimento. 1ed.Mossoró: EDUFERSA, 2014, v. 1, p. 151-176.

MONTE, W. S. ; DEMOLY, K. R. A. . Cartografando processos de inclusão social de jovens em ambientes de saúde mental. In: Deise Juliana Francisco; Deisimer Gorczevski; Karla Rosane do Amaral Demoly. (Org.). Pesquisa em perspectiva: percursos metodológicos na invenção da vida e do conhecimento. 1ed.Mossoró: EDUFERSA, 2014, v. 1, p. 223-246.

DEMOLY, K. R. A.. Tecnologias em atos de escrita: quando o oficinar permite habitar outros mundos. In: Maraschin, Cleci;FRANCISCO, Deise Juliana;DIEHL, Rafael. (Org.). Oficinando em Rede. Oficinas, tecnologias e saude mental. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, v. 1, p. 205-226.

——-

Artigos

FREITAS, C. M. ; DEMOLY, K. R. A. . Tecendo redes de sabedoria e conhecimento no encontro entre profissionais da saúde mental e da educação. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 285-305, 2020. Link

PEREIRA, Y. V. ; LEAO, B. L. F. ; DEMOLY, K. R. A. ; SALAZAR, V. S. . Processo, Intangibilidade e Perecibilidade dos Serviços: uma Análise no Centro de Atenção Psicossocial Infantil. REVISTA ELETRÔNICA MULTIDISCIPLINAR FACEAR, v. 2, p. 1-15, 2020. Link

FREITAS, C. M. ; DEMOLY, K. R. A. ; FREITAS, C. R. . Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 11, p. 271-298, 2020. Link
OLIVEIRA, R. M. A. ; PEREIRA, Y. V. ; DEMOLY, K. R. A. ; COSTA, J. H. P. . A influência do contexto no processo de formação de estratégias. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 11, p. 1-21, 2019.
MENDES NETO, F. M. ; DEMOLY, K. R. A. ; OLIVEIRA, E. J. ; MOURA, M. S. ; RODRIGUES, R. A. ; SANTOS JUNIOR, R. V. Tecnologias e saúde mental: uma plataforma de jogos digitais para jovens com transtornos de desenvolvimento. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (IMPRESSO), v. 20, p. 258-271, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/67985
 
CHAGAS, M. F. L. ; DEMOLY, K. R. A. ; PELLANDA, N. M. C. . Atenção e ética do cuidado de si no encontro de professores com tecnologias. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 17, p. 20-33, 2017. disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/7013 
 
CHAGAS, MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS ; DEMOLY, KARLA ROSANE DO AMARAL ; REBOUÇAS, JOSÉ VÁLTER ; GONÇALVES, KÉZIA VIANA . ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇO. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 329-336, 2015. Disponível em:
CHAGAS, MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS ; DEMOLY, KARLA ROSANE DO AMARAL ; MENDES NETO, Francisco Milton . ATENÇÃO A SI E MODOS DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 31, p. 277-302, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698128624
 
DA SILVA, FRANCISCO MIGUEL ; NETO, FRANCISCO MILTON MENDES ; BURLAMAQUI, AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA ; DEMOLY, KARLA ROSANE DO AMARAL ; PINTO, JOÃO PHELLIPE DE FREITAS . Providing an Extension of the SCORM Standard to Support the Educational Contents Project for t-Learning. CREATIVE EDUCATION, v. 06, p. 1201-1223, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4236/ce.2015.611118

PELLANDA, NIZE MARIA CAMPOS ; DEMOLY, KARLA ROSANE DO AMARAL . As tecnologias touch: corpo, cognição e subjetividade. Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso), v. 26, p. 69-89, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652014000100006

DEMOLY, K. R. A.; MENDES NETO, F. M. . GAIA AND UFERSA: a interinstitutional collaboration for approach of technical object as complex engagement in the treatment of cognitive disorders. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 151-178, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3971

——-

“Amar e Cuidar, Estar ao Lado e juntos expressarmos nossas alegrias e dores, este é o método do Programa Oficinando em Rede de Mossoó. Tintas, telas, cenários e vestimentas, autonarrativas, cantigas, tecnologias…. Tomamos nas mãos objetos técnicos e materialidades que permitem inscrições de vida humana. Um fazer miúdo e imenso, ao mesmo tempo, continuado no sentido de seguir, de acompanhar percursos de vida e cura do sofrimento psíquico. É uma alegria estarmos juntos, a conviver e a cuidar. Somos “humanos demasiado humanos” (Nietzsche) E é desta humanidade amorosa, disposta ao trabalho sobre si mesmo e sobre o mundo que conservamos nos fazeres, que estamos a tratar na experiência, dia-a-dia, com nossos artistas, jogadores, amigos e amigas, nas comunidades.”(Karla Rosane do Amaral Demoly e Maria Aridenise Macena Fontenelle – Coordenação do Programa

Aprendemos com Vitor Pordeus:

“O gênio criativo de muitos cidadãos, com e sem o diagnóstico de doença mental, floresceu e floresce em nosso trabalho, método e dramaturgia. Certamente o maior e mais brilhante exemplo de nossa trajetória é o multiartista João Lima, piauiense de Paranaíba, e residente no Rio de Janeiro, há muitos anos. João chegou ao Hotel da Loucura escrevendo poesia e fotografando, rapidamente evoluiu a ator, interpretou o “Hamlet”, viajou com o espetáculo, começou a produzir filmes documentários sobre os experimentos-espetáculos de nosso método e repertório e assinou conjuntos singulares, de rara originalidade, de imenso valor estético e ético, beleza e honestidade, um testemunho artístico e documental da nossa experiência de comunhão e construção de um método de teatro para todas as pessoas, mas em especial por aqueles seres dotados de capacidades criativas inimagináveis esquecidos dentro das grades químicas do sistema de doença mental internacional (Vitor Pordeus et al., 2016).”
 
 
 
30 de março de 2015. Visualizações: 3810. Última modificação: 28/09/2021 23:30:02