V Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede
TRABALHOS APROVADOS_ATUALIZAÇÃO
LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES_10.11
O Programa Oficinando em Rede de Mossoró realiza anualmente uma Jornada de Estudos congregando discentes, professores, pesquisadores, profissionais de educação e saúde, das ciências humanas e sociais aplicadas, das áreas tecnológicas, interessados na análise das experiências que envolvem os sujeitos, as tecnologias e as instituições nas nossas comunidades. A V edição está organizada de modo a favorecer experimentações e reflexões sobre formas de linguagem que potencializam o cuidado e o tratamento em saúde mental e a aprendizagem em educação.
Temas como teatro e saúde mental, poesia, pintura, teatro, música e promoção da saúde, educação inclusiva, fotografia em educação e saúde mental, patologização da vida, medicalização em saúde e em educação, entre outros, serão tratados na jornada. A proposta considera a experiência do programa em oficinas, rodas de conversa e experimentações que favorecem a produção de transformações na experiência de crianças, jovens, adultos atendidos em ambientes de saúde mental e educação, familiares e profissionais nos ambientes de saúde mental e educação.
Experimentações em artes – teatro, fotografia, vídeo, pintura – , ´jogos e tecnologias informáticas, escrita configuram formas de ação que potencializam processos de individuação humana e técnica. Nesta edição nos dedicaremos ao fazer e a reflexão sobre as experiências em saúde mental e em educação inclusiva.
Sobre experimentações, queremos pensar sobre a potência das oficinas, o sentir das materialidades e intensidades em um percurso de produção inventiva e amorosa com os participantes. O encontro tem abrangência Nacional e propõe formas de produção autoral que potencializam a experiência do conhecimento, inseparável da reflexão sobre formas de cuidar e viver.
Nesta edição, promoveremos ao lado da jornada o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições. A proposta para o seminário está em construção.
Queremos aprofundar o debate sobre o fazer, o trabalho que realizamos nesta interface entre processos humanostécnicos-institucionais e seus efeitos na experiência dos sujeitos e instituições.
Comissão Organizadora